Tudo não terás!
se desdobrar para fazer tudo e, muitas vezes, não fazer nada direito, ou quando de fato percebo que sou uma só, assim como minha atenção e ao que consigo dedicar minha energia: tudo não terás!
"Tudo não terás" é uma frase que tenho falado muito para a minha filha Helena, mas esse não é um privilégio apenas da garotinha de 8 anos, preciso regularmente me lembrar dessa frase também. Toda vez que uma coisa dá certo e outra não ou que estou feito polvo me multiplicando em oito braços e mil compromissos, quando percebo que se desdobrar para fazer tudo e, muitas vezes, não fazer nada direito, ou quando de fato percebo que sou uma só, assim como minha atenção e ao que consigo dedicar minha energia: tudo não terás.
Que bom poder eleger uma prioridade por vez e a ela dedicar mais de tudo o que temos de forma mais integral: nossa atenção, cuidado e dedicação podem ser todos de uma ou duas áreas que a gente escolher e assim podemos vê-las florescer no seu tempo, sem ansiedade 😮💨 ou precipitação.
A gente se acostumou - muito por causa da publicidade - a não lidar bem com escolhas e a querer ter tudo: corpo perfeito E bolsa da moda E jantares incríveis E fim de semana cheio E um carro novo a cada ano E o celular de última geração - e a gente quer cada vez mais. Vale pra nossa autoimagem também: muitas gastando bem mais energia que o necessário pra ter "barriga negativa" E bumbum da Sabrina Sato E perna dura E cabelo tratado E uma carinha linda E cintura fina… a lista de isso E aquilo só cresce. Achar que a gente pode/tem que ter tudo na vida (e tudo imediatamente!) é cultivar intolerância, irritação e arrogância. Tenho pensado que é mais natural viver com OU do que com E.
É maravilhoso viver num tempo em que há tanta possibilidade de escolha pra tudo tudo tudo na vida -- mas escolher envolve renunciar. Desejar muito qualquer coisa faz com que seja NATURAL abrir mão de outras, e assim alguma frustração faz parte de toda escolha que a gente faz. Ter tudo -- e tudo perfeito -- não é humano, não tem como a gente ter tudo-ao-mesmo-tempo-agora sendo humana. Natural é ter isso OU aquilo, e não isso E aquilo! Então… enxergar essas frustrações, compreender esse mecanismo e lidar bem com elas significa, na prática, crescer em maturidade. Inteligente é focar nas nossas escolhas (que, quando feitas a partir do próprio autoconhecimento, tem muita chance de ser certeiras!) e nas vontades supridas -- e não permitir que quaisquer sentimentos ruins decorrentes de frustração sejam dominantes.
Tenho certeza de que o exercício de 'focar a energia na parte boa' sempre compensa.
Acredito que poucas vezes paramos para pensar que a felicidade pode ser fragmentada em todas as áreas que fazem parte da nossa vida e que algumas podem estar prosperando enquanto outras não - e tudo bem. Isso não faz com que nossa vida seja menos completa, isso pode fazer apenas com que a gente reconheça que ainda temos muito espaço para evoluir e crescer e tudo o que podemos reconhecer e agradecer.
Saber que podemos estar felizes com alguma coisa e ainda insatisfeitos com outra não é ruim, pelo contrário: de alguma forma, isso nos tira o peso da felicidade plena, essa busca inatingível de um quebra-cabeça que jamais será resolvido em que todas as peças perfeitamente se encaixam, em que estamos felizes e satisfeitos em todas as esferas - até porque, uma vida em que todos os desejos foram atendidos me parece também uma vida sem mais ambições ou anseios - e o que me faz levantar da cama todos os dias é saber que ainda há muito mais a realizar, tanta coisa por fazer, vários lugares a visitar, pessoas a conhecer, sensações a experimentar, mundos a explorar!
"Só o fato de pararmos um instante para examinar um pouco a motivação e os argumentos que criamos para nos convencer da absoluta necessidade de satisfazer a cada um dos nossos infindáveis desejos já nos ajuda a realizar escolhas mais autênticas."
(Letícia Braga Ferreira em 'O prazer de ficar em casa')
Outro dia, ao fazer uma meditação guiada, diziam que a gente precisa escolher onde canalizar nossos esforços, não apenas porque abraçar o mundo é humanamente impossível, mas porque, em termos energéticos, esse "ruído" de outros desejos menos fortes no momento acaba atrapalhando os outros que de fato fazem o nosso coração vibrar e que é o lugar em que deveríamos estar 100% presentes. "Ou" é mais natural que "e" e todos podemos procurar entender, de peito aberto, quais escolhas fazem mais sentido pra gente naquele momento e quais podem esperar um pouco para serem exploradas mais pra frente.
Nada precisa ser terminantemente "cancelado" dos nossos planos - podemos colocar apenas na fila da espera para ver se, no futuro, isso ganhará força ou perderá sentido. Tudo-muda-o-tempo-todo-no-mundo e, com a nossa vida tão dinâmica, talvez uns sonhos engrandeçam, outros enfraqueçam e, no meio de tudo isso, a gente vai se conhecendo cada vez melhor e se apaixonando todo dia um pouquinho mais por quem estamos nos tornando. Equilibrando esses pratos de estar "feliz aqui, um pouco infeliz ali, tentando acolá". Com compaixão, paciência e boa vontade. Não é sobre uma linha de chegada: é a jornada.
Os desodorantes naturais estão recebendo muita atenção ultimamente, principalmente por causa das alegações de que os antitranspirantes à base de alumínio são perigosos. Apesar da confusão geral, os especialistas não concordam – especialmente porque os estudos não mostram “causalidade direta entre Alzheimer ou câncer de mama e antitranspirantes contendo alumínio”. E não é por falta de pesquisa; foram realizados estudos humanos em grande escala. Então, fique à vontade para continuar usando o desodorante que você adora. Mas se você quiser mudar para o natural… ESTE É ÓTIMO.
A alga é sempre mais verde na salada de outra pessoa. Mas se você não está colocando o verde oceano em sua comida, deveria. As algas marinhas são ricas em um número quase cômico de coisas importantes: fibra alimentar, aminoácidos, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas A, B12, C e E, cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre, selênio, flúor , manganês, boro, níquel e cobalto. Isso é o que chamamos de superalimento. Você deve se sentir capacitado para pedir sushi ou salada wakame esta noite - ordens do médico!
Ou aproveite um pequeno snack (eu amo esse!!)
O artigo do NY Times sobre o que o clima extremo faz com nossos
O olhar do portal Lunetas sobre como a ansiedade climática afeta principalmente crianças e adolescentes
Estou assistindo a série “Uma questão de química”, na Apple TV e adorando!
A Cami Cilento deu um dica no
falando de um teste de personalidade que está na moda na Ásia. Achei mega certeiro! Eu sou “Steel Ring” e você?Sabe aqueles dias que você precisa de um filme bobo, uma comédia romântica gostosa, para tudo terminar melhor? Esse é o filme!
Como lidar com Creative Anxiety?
A nota que a mulher brasileira dá à sua vida financeira: 1,4
Por que devemos ler – e o que ler? Este livro traz respostas
O trailer final da última temporada de “The Crown”:
Os melhores filmes alto-astral pra dar aquele up nos ânimos.
Um projeto visual da The Pudding sobre a importância de reconhecer e nomear a complexidade das nossas emoções.
Como ser feliz em um mundo projetado para te deprimir.
O novo jeito de falar que surgiu por causa da vontade de agradar o algoritmo #medo
Como se manter criativa — relato da Fabiane Guimarães depois de ter filho
Greg News tá com uma temporada afiada, muito bom esse episódio sobre luxo.
Os segredos por trás da Rare Beauty. O que faz a marca ser mais do que uma “celebrity brand”, ao mesmo tempo em que se mantém fiel à essência da sua criadora, Selena Gomez. Um ótimo case da relação marca pessoal-marca de produto.
Semana que vem vou enviar a
com dicas e links para facilitar uma viagem longa. Mas nessa aqui vou deixar algumas coisinhas que estão na minha lista de comprinhas 🛍️🤑Sempre achei tapa olho coisa de gente fresca, mas eu to amandoooo dormir com esse trem. Virou parte da minha bolsa de mão em qualquer viagem e uso em casa também! Como vamos viajar estou de olho nesse pra comprar
Esse carrinho aqui, porque tenho uma filha de 8 anos que não topa longas caminhadas e eu, além de adorar bater perna, não quero stress na viagem
O Meta Quest 5, porque minha família é nerd!
Di Cavalcanti: *125 anos *— Farol Santander. Até 07.01.24.
2. Matogrosso: Voz e piano — Sesc Pinheiros. 03 e 05.11.
Roger Waters: This is Not a Drill — Allianz Parque. 11 e 12.11.
Alanis Morissette: 2023 World Tour — Allianz parque. 14.11.
Oswaldo Montenegro e Orquestra — Tokio Marine Hall. 14.11.
Taylor Swift: The Eras Tour — Allianz Parque. 24, 25 e 26.11.
Caetano: Transa! — Espaço Unimed. 25 e 27.11.
Festival Izakaya Matsuri — Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. 28 e 29.10.
Eu de Você com Denise Fraga — Teatro TUCA. Até 10.12.
Uma seleção de 20 pratos de regiões italianas, elaborados por 20 chefs e servidos em 20 restaurantes paulistanos. Essa á proposta da Settima della Cucina Regionale Italiana, que vem para mostrar a riqueza da culinária italiana, muito além de pasta e pizza.
Quando: entre os dias 23 e 29 de outubro.
Onde: Acesse o Mapa com os restaurantes participantes aqui.
Festival da Alcachofra em São Roque
Pastel, risoto, lasanha, bolinho e até sorvete de alcachofra. Entre outubro e novembro, diversos restaurantes de São Roque estarão servindo os mais diversos tipos de preparo de alcachofra.
Quando: Outubro e novembro de 2023
Onde: São Roque/SP. Informações dos restaurantes participantes aqui.
Saiu essa semana a esperada biografia de Britney Spears. E as redes sociais foram invadidas com passagens do livro, falando de seus relacionamentos, a infame passagem com Justin Timberlake (que, dizem, tentou impedir a publicação do livro) e a tutela que a colocou durante anos sob as asas do pai.
Eu ainda não li, mas estou com ele no Kindle. Por isso mesmo, fico com o relato da Dora Guerra, que leu e contou o que achou no Estadão.
O livro que vai passar na frente do da Britney será a biografia do Matthew Perry , o eterno Chandler de Friends que faleceu nesse final de semana e me deixou tão triste e tão nostálgica ao mesmo tempo. Já ouvi dizer que esse é o livro mais triste e ao mesmo tempo mais lindo que lerei.
Inclusive voltei a maratonar a série e, NOSSA, como é boa!!
Uma análise sobre o design das capas de romances através das décadas, identificando padrões e trazendo insights. Tudo ilustrado pra perder um tempinho em cada detalhe.
A Festa do Livro da USP acontece anualmente desde 1999 na Universidade de São Paulo, com o objetivo de aproximar editoras e leitores. Este ano, o encontro será entre os dias 8 e 12 de novembro. Neste link, é possível conferir as editoras participantes.
Gostei bastante! E tapa-olho pra dormir é um caminho sem fim!🤣